• Facebook Classic
  • YouTube Social  Icon
  • RSS Social Icon
  • Google+ Social Icon

Rio de Janeiro - RJ

2013 - 2019

patriafilmes@gmail.com

FESTIVAL MILITUM

FESTIVAL DE CINEMA DE HISTÓRIA MILITAR
A Pátria Filmes, em parceria com a Academia de História Militar Terrestre do Brasil e a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, promove o MILITUM - Festival de Cinema de História Militar.
Inscreva seu filme para a edição de 2020!
Assista aos filmes premiados nas edições anteriores!

ACERVO CINEMATOGRÁFICO MILITUM

Acervo de filmes selecionados e premiados nas edições do

Festival de Cinema de História Militar,

disponível para assistir online gratuitamente

MELHOR DOCUMENTÁRIO

Documentário Aquele 31 de Março premiado como Melhor Documentário no Festival Cel.U.Cine 2016!
 

A cerimônia de premiação aconteceu no dia 15 de dezembro no Teatro Oi Futuro, em Ipanema, no Rio de Janeiro.

Em 10 segundos, o que dizer sobre 21 anos? Vinte pessoas que viveram o período do Regime Militar Brasileiro sob óticas bastante diversas relatam o que viram, sentiram e o que os marcou, colocando em discussão diferentes pontos de vista de uma mesma verdade.​

ESTRELA DE DAVID NO CRUZEIRO DO SUL

Já online!


Documentário sobre a presença judaica nas
Forças Armadas do Brasil - de Cabral ao Haiti
direção ISRAEL BLAJBERG
produção DANIEL MATA ROQUE
realização PÁTRIA FILMES
assista ao trailer

MELHOR DOCUMENTÁRIO

Nosso documentário Rua da Carioca, 49 - sobre o Cine-Theatro Íris - ganhou o prêmio de Melhor Documentário pelo Júri Popular do Cine Curtas Lapa Festival 2015!
 
Foi com muita alegria que recebemos esta notícia e a compartilhamos aqui.
 
O mais antigo cinema de rua ainda em funcionamento no Rio de Janeiro, ativo desde 1912, guarda histórias de um passado de glória e poder, da cidade e de nossa indústria cinematográfica.

FEB NAS ESCOLAS

O projeto, que leva a memória e a gloriosa história dos brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial, já esteve em duas escolas. Alunos do ensino fundamental e médio do Colégio Vargem Grande e do Colégio Estadual Teófilo Moreira da Costa assistiram ao documentário "Que falta que me fez" e depois participaram de um bate-papo com o diretor. Muitas perguntas foram feitas sobre o desempenho das forças armadas brasileiras no front italiano e também sobre a profissão de cineasta, já que vários dos alunos eram vestibulandos.

LANÇAMENTO

QUE FALTA QUE ME FEZ

Em 31 de Maio de 2014 ocorreu o lançamento do documentário "Que falta que me fez", de Daniel Mata Roque, sobre os veteranos brasileiros da Segunda Guerra Mundial. Com a presença ilustre de quatro veteranos da FEB do Rio de Janeiro, acompanhados de amigos e familiares, deu-se a primeira sessão do filme em alegre ambiente, que contou com coquetel e show de piadas improvisado pelo veterano Grimaldo Carvalho, de 95 anos. Ao final, o público deixou o auditório emocionado e, torcemos, cada vez mais patriota.

DIREÇÃO
Daniel Mata Roque, cineasta carioca, é o diretor da Pátria Filmes, fundada em 2013, que encara como missão a preservação da memória, a discussão cultural e o aprimoramento da cidadania através do cinema no Brasil. Pesquisa a interseção entre o cinema brasileiro, a memória de guerra e a história militar.
IMG_9117