FESTIVAL MILITUM

FESTIVAL DE CINEMA DE HISTÓRIA MILITAR
A Pátria Filmes, em parceria com a Academia de História Militar Terrestre do Brasil e a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, promove o MILITUM - Festival de Cinema de História Militar.
Inscreva seu filme para a edição de 2020!
Assista aos filmes premiados nas edições anteriores!

ACERVO CINEMATOGRÁFICO MILITUM

Acervo de filmes selecionados e premiados nas edições do

Festival de Cinema de História Militar,

disponível para assistir online gratuitamente

MELHOR DOCUMENTÁRIO

Documentário Aquele 31 de Março premiado como Melhor Documentário no Festival Cel.U.Cine 2016!
 

A cerimônia de premiação aconteceu no dia 15 de dezembro no Teatro Oi Futuro, em Ipanema, no Rio de Janeiro.

Em 10 segundos, o que dizer sobre 21 anos? Vinte pessoas que viveram o período do Regime Militar Brasileiro sob óticas bastante diversas relatam o que viram, sentiram e o que os marcou, colocando em discussão diferentes pontos de vista de uma mesma verdade.​

ESTRELA DE DAVID NO CRUZEIRO DO SUL

Documentário sobre a presença judaica nas

Forças Armadas do Brasil - de Cabral ao Haiti
direção ISRAEL BLAJBERG
produção DANIEL MATA ROQUE
realização PÁTRIA FILMES
assista ao trailer

MELHOR DOCUMENTÁRIO

Documentário Rua da Carioca, 49 premiado como Melhor Documentário pelo Júri Popular do Cine Curtas Lapa Festival 2015!
O mais antigo cinema de rua ainda em funcionamento no Rio de Janeiro, ativo desde 1912, guarda histórias de um passado de glória e poder, da cidade e de nossa indústria cinematográfica.

FEB NAS ESCOLAS

O projeto, que leva a memória e a gloriosa história dos brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial, já esteve em duas escolas. Alunos do ensino fundamental e médio do Colégio Vargem Grande e do Colégio Estadual Teófilo Moreira da Costa assistiram ao documentário "Que falta que me fez" e depois participaram de um bate-papo com o diretor.

LANÇAMENTO

QUE FALTA QUE ME FEZ

Em 31 de maio de 2014 ocorreu o lançamento do documentário Que falta que me fez, sobre os veteranos brasileiros da Segunda Guerra Mundial. Com a presença ilustre de quatro veteranos da FEB do Rio de Janeiro, acompanhados de amigos e familiares, deu-se a primeira sessão do filme em alegre ambiente, que contou com coquetel e um informal show de piadas improvisado pelo veterano Grimaldo Carvalho, de 95 anos. Ao final, o público deixou o auditório emocionado e, torcemos, cada vez mais patriota.

DIREÇÃO
Daniel Mata Roque, cineasta carioca, é o diretor da Pátria Filmes, unidade cinematográfica fomentadora de cultura fundada em 2013, que encara como missão a preservação da memória, a discussão cultural e o aprimoramento da cidadania através do cinema no Brasil. Pesquisa a interseção entre o cinema brasileiro, a memória de guerra e a história militar.



  • Facebook
  • YouTube
  • Blog
  • Instagram @patriafilmes
  • Amazon
  • Blog

Rio de Janeiro - Brasil

2013 - 2020

patriafilmes@gmail.com

IMG_4398.JPG