top of page
Festival Militum
ACERVO CINEMATOGRÁFICO MILITUM
Acervo digital de filmes selecionados e premiados nas edições do Festival de Cinema de História Militar disponível para assistir gratuitamente
OS FILMES ESTÃO DISPONIBILIZADOS PARA PROJEÇÃO INDIVIDUAL GRATUITA APENAS.
QUALQUER OUTRA UTILIZAÇÃO, INCLUINDO O ARMAZENAMENTO, NECESSITARÁ DE AUTORIZAÇÃO DIRETA E ESPECÍFICA.
Missão de Paz
DOC - BRA - 2015 - 93 min - direção de Ruyter Curvello Duarte
Premiado com o Apollo Feminino no Festival Militum 2017
O documentário mostra a rotina e o emocionante desempenho dos militares brasileiros durante o terremoto ocorrido na Missão de Paz da ONU no Haiti em 2010.
Encontro de Heróis
FIC - BRA - 2015 - 5 min - direção de Guilherme Ferreira
Selecionado no Festival Militum 2017
Fevereiro de 1945. Após seu avião ter sido atingido pela artilharia antiaérea inimiga, um piloto brasileiro precisa saltar sobre a terra de ninguém. Neste instante pracinhas da Força Expedicionária Brasileira observam o ocorrido e parte em seu auxílio. Um encontro de heróis brasileiros.
O dia em que um brasileiro enganou Hitler
DOC - BRA - 2017 - 12 min - direção de Felipe Dideus
Premiado com o Apollo Historiador no Festival Militum 2017
Esse pequeno documentário conta uma história conhecida por poucos e esquecida por muitos, a história do General de Divisão Roberto de Pessôa. Um brasileiro, que a mando de Getúlio Vargas, foi enviado para a Alemanha durante as Olimpíadas de Berlim, em 1936, com o objetivo secreto de espionar o Terceiro Reich.
O Peso da Guerra
DOC - BRA - 2014 - 25 min - direção de Alexandre Naval
Premiado com o Apollo de Melhor Montagem no Festival Militum 2017
O filme mostra as diversas situações particulares vividas pelos nossos ex-combatentes nos campos de batalha da 2ª Guerra Mundial e na vida.
Esperança
FIC - EUA - 2014 - 20 min - direção de Nathaniel Cragun
Premiado com o Apollo de Melhor Ficção no Festival Militum 2017
Depois de ser separado de sua unidade durante a batalha de Montese, um soldado brasileiro permanece em uma batalha interna com uma combinação de esperança e força de vontade.
No Silêncio da Guerra
FIC - BRA - 2016 - 13 min - direção de João Paulo Coca
Selecionado no Festival Militum 2017
A história do Tenente Alberto Cavalcanti, que escreve uma carta à sua esposa pouco antes do ataque ao Monte Castello, a batalha mais importante da Divisão Brasileira durante a Segunda Guerra. A carta relata fatos sobre a dor de se caminhar lado a lado com a morte nos campos de batalha, além de trazer à tona fatos familiares do militar.
Nos Confins do Brasil e do Mundo
DOC - BRA - 2012 - 75 min - direção de Marco Schiavon
Premiado com o Apollo Soamarino e o Apollo de Melhor Fotografia no Festival Militum 2017
Aborda a vida dos militares e civis que servem na Estação Comandante Ferraz, localizada no extremo sul do planeta; e na Ilha da Trindade, no meio do Oceano Atlântico. Considerados lugares isolados da civilização, o filme retrata como é viver longe da sociedade, da família e do lazer.
Os Pracinhas Sobreviventes: 70 anos depois
DOC - BRA - 2015 - 20 min - direção de Daniele Vieira
Selecionado no Festival Militum 2017
Conheça um pouco sobre como foi a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial por meio dessas três histórias de vida.
A Casa - Memória dos Expedicionários em Curitiba
DOC - BRA - 2016 - 28 min - direção de Daniele Vieira
Selecionado no Festival Militum 2018
Em 15 de novembro de 1951 foi inaugurada, em Curitiba, a primeira "Casa do Expedicionário", local que auxiliava os ex-combatentes brasileiros que haviam lutado na Segunda Guerra Mundial a retornar à vida civil. Esquecidos pelo governo e pela nação, mas unidos para sobreviver aos percalços deixados pelo conflito, a Casa tornou-se o refúgio desses soldados.
Além dos Fronts - Relatos da Segunda Guerra no Sul de Santa Catarina
DOC - BRA - 2018 - 10 min - direção de Leonardo Caprara e Érik Behenck
Selecionado no Festival Militum 2018
Perseguidos, presos e humilhados, os descendentes e imigrantes das comunidades ítalo-germânicas do sul de Santa Catarina tiveram de conviver com o medo durante a Segunda Guerra Mundial.
Bombagai - 13 anos do Brasil no Haiti
DOC - BRA - 2018 - 50 min - direção de Eduardo François
Selecionado no Festival Militum 2018
Haiti é uma peça de conteúdo humanitário e histórico, tendo como principal fio condutor depoimentos de militares que participaram da missão desde 2004, de autoridades brasileiras, de representantes das Nações Unidas e de personagens locais, que abordaram de forma sensível as mudanças que a presença das tropas brasileira promoveu na rotina da população daquele país, bem como as transformações ocorridas no Haiti ao longo da MINUSTAH.
Luz verde no convoo - 100 anos da Aviação Naval Brasileira
DOC - BRA - 2016 - 70 min - direção de Rafael Miranda
Premiado com o Apollo Soamarino no Festival Militum 2018
Panorama sobre os 100 primeiros anos de história da Aviação Naval Brasileira, narrado pelos militares que ajudaram a construir esse legado.
O Grupamento Feminino de Enfermagem da FEB
DOC - BRA - 2003 - 20 min - direção de Margarida Bernardes
Premiado com o Apollo de Melhor Roteiro no Festival Militum 2018
O Grupamento Feminino de Enfermagem do Exército na Força Expedicionária Brasileira durante a 2ª Guerra Mundial: uma abordagem sob o olhar fotográfico 1942-1945.
Os Melhores Amantes Bebem Café
ANI - BRA - 1998 - 13 min - direção de Wilson Lazaretti
Premiado com o Apollo de Melhor Animação no Festival Militum 2018
Um gaúcho, um paulista, um mineiro e um nordestino (ex-combatentes) comentam a Revolução Constitucionalista de 1932.
Virgínia: uma enfermeira brasileira na II Guerra Mundial
DOC - BRA - 2016 - 16 min - direção de Alexandre Oliveira
Premiado com o Apollo de Melhor Documentário no Festival Militum 2018
Filme documentário que retrata a história de vida de Virgínia Maria de Niemeyer Portocarrero, umas das 67 enfermeiras que integraram o primeiro grupamento feminino de Enfermagem do Exército Brasileiro, que atuou no Teatro de Operações Italiano junto ao Serviço de Saúde da Força Expedicionária Brasileira durante a II Guerra Mundial.
Você sabe de onde eu venho? Memórias brasileiras na II Guerra Mundial
DOC - BRA - 2017 - 22 min - direção de Adilson Junior e Felipe Siqueira
Premiado com o Apollo Febiano no Festival Militum 2018
Cleir de Carvalho, Ewaldo Meyer, Gerd Emil Brunckhorst e Miguel Garofalo foram pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e lutaram pelo País na II Guerra Mundial. Acompanhe os relatos destes ex-combatentes. Desde as dificuldades enfrentadas, com o frio europeu e falta de equipamentos, até as vitórias mais emblemáticas da FEB, como a rendição do exército alemão aos brasileiros.
Sangue, amor e neve
FIC - BRA - 1958 - 65 min - direção de Jerônimo Jeberllotti
Premiado com o Apollo de Melhor Filme pelo Júri Popular no Festival Militum 2018
O primeiro longa-metragem de ficção sobre a Força Expedicionária Brasileira, filmado em 1957 e lançado no ano seguinte, baseado no livro homônimo do Major Waldir Magalhães Pires, veterano da FEB. Dramático e impressionante, com cenas vivas das batalhas na Itália (imagens documentais de arquivo e reconstituição histórica filmada com o apoio do Exército Brasileiro em Gericinó), demonstrando o heroísmo e a fé do pracinha brasileiro.
Estrela de David no Cruzeiro do Sul
DOC - BRA - 2016 - 14 min - direção de Israel Blajberg
Exibido na Mostra Paralela (não competitiva) do Festival Militum 2018
Baseado no livro de mesmo nome, publicado em 2015 pela Academia de História Militar Terrestre do Brasil, o presente documentário oferece uma visão da presença constante e relevante de brasileiros judeus na História Militar Nacional, manifesta ao longo de 5 séculos, desde a chegada das caravelas de Cabral até as Forças de Paz no Haiti.
Por São Paulo
DOC - BRA - 2018 - 30 min - direção de Daniel Mata Roque
Exibido na Mostra Paralela (não competitiva) do Festival Militum 2018
A Revolução de 1932, guerra civil que mobilizou mais de 100 mil pessoas e teve mais baixas que a FEB na Itália, possuía um objetivo oficial: reconstitucionalizar o Brasil. Extraoficialmente, grupos variados lutavam com intenções variadas. Separar São Paulo do restante do país era uma delas? Historiadores, militares, separatistas e veteranos revolucionários compõem a discussão neste documentário.
Aquelas Mulheres de Farda
DOC - BRA - 2018 - 40 min - direção de Daniel Mata Roque
Exibido na Mostra Paralela (não competitiva) do Festival Militum 2019
A participação feminina nas Forças Armadas do Brasil é conquista recente e história em construção. De Quitéria a Dalva, passando pelo Paraguai, pela FEB e por 1932, guerreiras deixaram suas marcas. Para narrar essa linha temporal de luta, experiência e pioneirismo reunimos militares das primeiras turmas femininas, da ativa e da reserva, veteranas de guerra, historiadores e familiares. O documentário retrata como foi e pensa como será.
Imagens de Desenvolvimento no Amazonas
DOC - BRA - 2019 - 15 min - direção de Margarida Bernardes
Exibido na Mostra Paralela (não competitiva) do Festival Militum 2019
Atuação da Marinha do Brasil levando saúde, assistência e desenvolvimento à população brasileira. Pesquisa conduzida pelo médico João Bosco Botelho na comunidade ribeirinha Tamanicuá, na confluência dos rios Amazonas e Purus, que objetivou identificar ocorrências de hipotireoidismo em indivíduos não indígenas e mulheres não grávidas maiores de 18 anos.​
Internacional version (english subtitles)
Centenário de Virgínia Portocarrero
DOC - BRA - 2018 - 20 min - direção de Margarida Bernardes
Exibido na Mostra Paralela (não competitiva) do Festival Militum 2019
A Enfermeira que cuidou de heróis na II Guerra Mundial.​​ Mini documentário biográfico em homenagem ao centenário (2017) da Capitão-Enfermeira Virgínia Maria de Niemeyer Portocarrero, Veterana da Força Expedicionária Brasileira.
Expedicionários - A luta pela liberdadede
DOC - BRA - 2018 - 08 min - direção de Frank Ribeiro da Silva
Selecionado no Festival Militum 2019
O documentário mostra o início da 2ª Guerra Mundial e a participação do Brasil como tropa aliada.
Faróis do Brasil - Fortaleza de Santa Cruz da Barra
DOC - BRA - 2019 - 26 min - direção de Ingrid Gassert
Selecionado no Festival Militum 2019
O Farol da Fortaleza de Santa Cruz da Barra é um dos principais marcos da chegada e saída dos navegantes na Baía de Guanabara, no estado do RJ. Construído no século 19, o farol orienta a navegação em uma das rotas de maior movimentação de barcos do Brasil. E ainda conta com uma vista privilegiada do Rio de Janeiro e seus morros, como o Pão de Açúcar e o Corcovado.
Faróis do Brasil - Ilha Rasa
DOC - BRA - 2019 - 26 min - direção de Ingrid Gassert
Premiado com o Apollo Soamarino no Festival Militum 2019
Farol da Ilha Rasa, no Arquipélago das Cagarras, na costa da zona sul do Rio de Janeiro. Além de belas paisagens, muita história e conhecimento sobre esse monumento construído no século 19. Desde então, além de importante instrumento de controle da navegação, o Farol já foi palco de filme de Roberto Carlos e inspirou poetas e músicos como Carlos Drummond de Andrade e Edu Lobo.
FEB - A Guerra dos Pracinhas
ANI - BRA - 2018 - 07 min - direção de Antoine Issa Haswany
Premiado com o Apollo de Melhor Animação no Festival Militum 2019
Este curta animado conta a história de Betinho, um garoto simples que vive e trabalha na fazenda de sua família no interior do Brasil. Convocado para lutar pelo Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, Betinho viaja até o Rio de Janeiro, onde receberá seu treinamento militar para se juntar aos Pracinhas da FEB na Itália.
FEB - A Nossa História
DOC - BRA - 2006 - 95 min - direção de Paulo Berguenmayer
Premiado com o Apollo de Melhor Roteiro no Festival Militum 2019
 
Histórias da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, narradas pelos próprios "Pracinhas". Foi concebido e desenvolvido em 16 capítulos que relatam, cronologicamente, o Recrutamento, a Preparação no Brasil, a Viagem, o Desembarque, o Treinamento na Itália, o Batismo de Fogo, os Combates em Monte Castelo e Montese, Amor e Guerra. Histórias de heroísmo, coragem e honra, vividas e vencidas por brasileiros na distante Itália.
Heróis do Rio de Janeiro
DOC - BRA - 2019 - 78 min - direção de Mia Carvalho e André Cahn
Premiado com o Apollo de Melhor Direção e o Apollo de Melhor Filme pelo Júri Popular no Festival Militum 2019
Filme documentário sobre os policiais da PMERJ vitimados em operações. Baseado na pesquisa do Coronel PM Fábio Cajueiro, Presidente da Comissão de Vitimização da PMERJ.
O fogo do cachimbo
DOC - BRA - 2010 - 67 min - direção de Ruyter Curvello Duarte
Premiado com o Apollo de Melhor Montagem no Festival Militum 2019
O documentário mostra, através do relato de quatro ex-combatentes, a emocionante atuação da Força Expedicionária Brasileira durante a II Guerra Mundial.
Tucano 35
DOC - BRA - 2018 - 104 min - direção de João Paulo Moralez
Premiado com o Apollo de Melhor Fotografia e o Apollo Historiador no Festival Militum 2019
O Tucano mudou a forma de treinamento intermediário e avançado no mundo. Quando todos voavam jatos, a EMBRAER apostou num novo modelo de treinamento que seria mais eficaz e com custo muito mais baixo de aquisição e operação. Um avião que se tornou um marco na história da Força Aérea Brasileira e de mais 15 nações no mundo. Serviu como treinador, plataforma de ataque e até mesmo caça, garantindo a soberania do espaço aéreo.
V de Vitória
DOC - BRA - 2018 - 139 min - direção de Helton Costa
Premiado com o Apollo de Melhor Documentário e o Apollo Febiano no Festival Militum 2019
Entre 1944 e 1945, 25 mil soldados brasileiros partiram para lutar pela Força Expedicionária Brasileira, em solo italiano, contra o nazifascismo. O documentário traz a história de vida de alguns desses soldados do Paraná e do Mato Grosso do Sul. De forma diferenciada, traz ainda relato de adultos que na época da II Guerra eram crianças e que foram ajudadas pelos brasileiros em momentos de fome e miséria. Trata ainda do pós-guerra e da reintegração social dos ex-combatentes.
A Nossa Praia: o Dia da Vitória
DOC - BRA - 2022 - 03 min - direção de Fábio Quirino e Cristiano Gusmão
Premiado com o Apollo de Melhor Filme pelo Júri Popular no Festival Militum 2022

 
O objetivo deste filme é deixar registrado para as futuras gerações os feitos heroicos dos bravos brasileiros que combateram o nazismo na Segunda guerra Mundial, por meio do diálogo entre o Tenente-Médico Bessa e seu bisneto Rafael.
Do front da II Guerra Mundial com a FEB ao SUS com a covid-19
DOC - BRA - 2021 - 33 min - direção de Margarida Rocha Bernardes
Premiado com o Apollo Feminino no Festival Militum 2022


Enfrentamento da Enfermagem militar nas grandes Guerras e pandemias. Viagem histórica desde as grandes Guerras até o século XXI na Guerra Biológica causada pelo Sars-Cov-2/ Covid-19.
Guerra e Glória, a saga de um Herói
DOC - BRA - 2020 - 17 min - direção de Ruyter Curvello Duarte
Selecionado no Festival Militum 2022


Este documentário que é um spin-off do longa o Fogo do Cachimbo, mostra a emocionante e heroica vida do Ex-Combatente da Força Expedicionária Brasileira - FEB, Coronel Nestor, um homem que marcou pela sua atuação no campo de batalha.
Saúde em Desastres: o caso do acidente radioativo com o Césio-137
DOC - BRA - 2016 - 12 min - direção de Alexandre Oliveira
Premiado com o Apollo Soamarino no Festival Militum 2022


Filme documentário produzido em 2016 pelo Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Saúde em Emergências e Desastres - GEPESED, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A obra trata dos desafios enfrentados por profissionais de saúde da Marinha do Brasil durante a assistência às vítimas do acidente com Césio-137 em Goiânia, que ocorreu no dia 13 de setembro de 1987. Trata-se do maior desastre radioativo do mundo que ocorreu fora de usinas nucleares, e que colocou em evidência a necessidade do Brasil estar estrategicamente preparado para enfrentamento de futuras emergências desta natureza, ocasião em que se destacou a prontidão e relevante empenho de militares da área da saúde.
Um Som de Resistência
DOC - BRA - 2022 - 15 min - direção de Genilson de Coxixola
Premiado com o Apollo de Melhor Fotografia no Festival Militum 2022


Em uma comunidade na cidade de Coxixola, pequeno município do interior seco da Paraíba, Nordeste Brasileiro, um grupo de agricultores e agricultoras lutam pela manutenção de uma tradição incorporada ao seu cotidiano há mais de um século, prática esta que não se encontra em nenhum lugar do Brasil, nem outros grupos que se apresentam, como eles, pelo nordeste a fora, estes mantem de forma discreta métodos censurados, a ‘turma” vem resistindo ao tempo e as perseguições para proteger seu legado, o qual é transmitido por mais de três gerações dentre as famílias, batalham agora não só por fazer parte de um batalhão, da turma, mas pela preservação de seu costume no seio dos familiares, mesmo que isso os coloquem de encontro com a legislação em vigor no país e com as tendências políticas que parecem os colocar em um posição que não reflete a verdade de seus ideais.
Cavaleiros de Aço – Ep. 01
DOC - BRA - 2020 - 38 min - direção de João Paulo Moralez e Victor Bilbao
Selecionado no Festival Militum 2022


Episódio 1 da websérie Cavaleiros de Aço, mostrando o Centro de Instrução de Aviação do Exército.
Fumaça 70 anos – Ep. 01
DOC - BRA - 2022 - 21 min - direção de João Paulo Moralez e Victor Bilbao
Selecion
ado no Festival Militum 2022

No episódio 01 abordamos os bastidores das apresentações da Esquadrilha da Fumaça durante as suas apresentações.
Joker - Escola de Pilotos de Caça
DOC - BRA - 2022 - 63 min - direção de João Paulo Moralez e Victor Bilbao
Premiado com o Apollo de Melhor Direção no Festival Militum 2022

A rotina de uma das mais importantes escolas de formação de pilotos de caça da América Latina. O 2º/5º GAV Esquadrão Joker utiliza as aeronaves de fabricação nacional Embraer A-29 Super Tucano e é uma das mais tradicionais unidades operacionais da Força Aérea Brasileira.
Fortes do Brasil - Forte Duque de Caxias
DOC - BRA - 2019 - 26 min - direção de Carlos Colla, Leonardo Dias e Poliana Guimarães
Selecionado no Festival Militum 2022

Situado em local privilegiado do Rio de Janeiro, o Forte Duque de Caxias fica localizado no alto do Morro do Leme, cercado pela mata atlântica, em meio a área de proteção ambiental do Leme. Ponto estratégico na defesa da Baía de Guanabara, participou de eventos históricos como os 18 do Forte, onde foi alvejada pelos revoltosos do Forte de Copacabana, e o incidente do navio alemão Baden. Apenas uma trilha separa o sítio histórico da praia, do comércio e dos apartamentos do bairro do Leme. Na vista panorâmica, contempla-se toda a orla de Copacabana, Morro do Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Niterói e outras fortificações. O local une cultura, história e proteção ambiental em um único cenário.
Fortes do Brasil - Fortaleza de São João
DOC - BRA - 2019 - 26 min - direção de Carlos Colla, Leonardo Dias e Poliana Guimarães
Selecionado no Festival Militum 2022

A fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro está intimamente ligada à Fortaleza de São João, formada pelos fortes-redutos de São Martinho, São Teodósio, São José e São Diogo. Nesse local, em 1565, o Capitão-Mor Estácio de Sá desembarcou com sua tropa numa praia entre o Pão de Açúcar e o morro Cara de Cão, para reintegrar a ocupação territorial de Portugal, levantando um fortim. Os portugueses perceberam que, para defender a terra, seria necessário criar uma povoação junto à Guarda de Defesa da Baía de Guanabara. Ampliada e reforçada através dos anos, recebeu oficialmente o nome de Fortaleza de São João (FSJ) em 24 de junho de 1618. A FSJ e as Baterias de São José e de São Teodósio foram edificadas sobre a península oeste da barra, totalmente inacessível através do seu costão externo e de acesso dificultado pelo escarpado do morro na parte posterior.
Fortes do Brasil - Fortaleza de Santa Cruz da Barra
DOC - BRA - 2019 - 27 min - direção de Carlos Colla, Leonardo Dias e Poliana Guimarães
Premiado com o Apollo de Melhor Roteiro no Festival Militum 2022

Uma das primeiras fortificações na Baía de Guanabara, a Fortaleza de Santa Cruz da Barra é uma das maiores construções marítimas desse tipo na América Latina. Sua localização, na entrada da baía, é estratégica para a defesa do território nacional. A fortaleza foi decisiva impedindo invasões francesas e holandesas, além de participar ativamente em conflitos como a Revolta da Armada e o Tenentismo. Suas paredes guardam a memória de piratas, navegadores e muitas lendas. Os principais momentos da Fortaleza de Santa Cruz são narrados por historiadores e personagens que fazem parte dessa história.
O outro lado do herói - Sargento Max Wolf Filho
DOC - BRA - 2022 - 16 min - direção de Josiany Fiedler Vieira
Premiado com o Apollo de Melhor Montagem no Festival Militum 2022

O herói da 2ª Guerra Mundial Sargento Max Wolf Filho nasceu em 1911 na cidade de Rio Negro (PR) e faleceu em ação no dia 12 de abril de 1945, na Itália. Para contar a história de vida deste paranaense, foi produzido o documentário “O outro lado do herói – Sargento Max Wolf Filho”. Com duração de 15´34´´, o vídeo traz entrevistas com a filha de Max Wolf Filho, Hilda Della Nina, que está com 86 anos, familiares, historiador, direção do Museu do Expedicionário e da Legião Paranaense do Expedicionário. No vídeo, é possível conhecer a vida da família Wolf, com imagens inéditas e de arquivo pessoal. Entre as relíquias, está a última carta enviada à Hilda, que passou a integrar o acervo do Museu do Expedicionário, e a imagem do livro de batismo do herói, que integra o acervo da Igreja Bom Jesus da Coluna de Rio Negro.
Recrutinha FEB
ANI - BRA - 2020 - 05 min - direção de André Kron
Premiado com o Apollo de Melhor Animação no Festival Militum 2022

Para comemorar os 75 anos da Força Expedicionário Brasileira (FEB), ocorridos em 2020, o Comando da 5ª Divisão de Exército adaptou o roteiro da revista Recrutinha em uma animação a ser exibida para o público infantil.
Série 75 anos da FEB
DOC - BRA - 2020 - 28 min - direção de André Kron
Premiado com o Apollo de Melhor Animação no Festival Militum 2022

Para comemorar os 75 anos da Força Expedicionário Brasileira (FEB), ocorridos em 2020, o Comando da 5ª Divisão de Exército contou as histórias pessoais de 11 febianos, em 12 episódios, residentes nos estados do Paraná e Santa Catarina. Um extrato de quatro capítulos será exibido neste concurso.
A morte do Frei Orlando
DOC - BRA - 2013 - 11 min - direção de Cláudio Skora Rosty
Premiado com o Apollo de Melhor Filme pelo Júri Popular no Festival Militum 2023

Entrevista com o veterano da FEB Tenente Gilberto Torres Ruas, motorista do Frei Orlando na ocasião de seu acidente fatal, em 20/02/1945, véspera da Tomada de Monte Castello (Itália), na Segunda Guerra Mundial.
Navio Veleiro Cisne Branco - Uma Embaixada Flutuante
DOC - BRA - 2002 - 60 min - direção de Marcelo de Paula
Premiado com o Apollo Soamarino no Festival Militum 2023

A convite da Marinha do Brasil, os profissionais da Código Solar são os primeiros civis a permanecerem embarcados por três meses num navio militar. Para a produção de imagens do filme Navio Veleiro Cisne Branco - Uma Embaixada Flutuante e do livro de arte Cisne Branco – Uma Ode Marítima, o diretor Marcelo de Paula e a produtora Carla Mendes, cumpriram uma comissão de 61 dias de mar, num total de 17.314,52 km (10.352,2 milhas náuticas) de percurso nas travessias oceânicas da Regata Internacional America’s Sail. Com a rota dos portos de Maceió (AL), Curaçao, Jamaica, Saint Petersburg, Mobílie e Norfolk (EUA), Martinica e Fortaleza (CE). A construção do Cisne Branco, o dia-a-dia a bordo, o trabalho desenvolvido por oficiais e marinheiros, tradições navais, exercícios de segurança, o funcionamento do Navio, suas missões de instrução e representação e sua beleza e imponência nas travessias a vela são as cenas selecionadas nos 60 minutos de filme. Embora com apenas Marcelo e Carla como profissionais de cinema, o documentário é uma grande produção. Do Comandante ao marinheiro, toda a tripulação do Cisne Branco deu suporte técnico aos sets de filmagem. Nos primeiros dias de expedição foi elaborado um cronograma de filmagem, com hora e equipe de trabalho. E, em determinados dias, o Navio chegou a mudar de rota por algumas horas, para melhorar a luz da fotografia do filme.
Colaboração Real - conjunto de 05 episódios
DOC - BRA/SWE - 2022 - 14 min - produção da Assessoria Saab Brasil
Premiado com o Apollo de Melhor Fotografia e o Apollo Especial Sesquicentenário de Santos=Dumont no Festival Militum 2023

Essa é a quarta temporada da websérie Colaboração Real, produzida pela Saab Brasil. Enquanto as três primeiras temporadas mostraram o processo de transferência de tecnologia e o envolvimento da Indústria Nacional de Defesa no programa, agora o foco passa a ser a Força Aérea Brasileira e os preparativos para o início das operações do novo caça. Os episódios mostram a campanha de ensaios em voo, em coordenação com a FAB e a Embraer, o treinamento dos pilotos da FAB na Suécia e como esse conhecimento será disseminado no Brasil, além do papel nas diferentes instituições da FAB no projeto.
Fumaça 70 anos - Ep. 2 
DOC - BRA - 2022 - 28 min - direção de João Paulo Moralez e Victor Bilbao
Premiado com o Apollo de Melhor Montagem e o Apollo de Melhor Direção no Festival Militum 2023

Em 14 de maio de 1952, no Campo dos Afonsos (RJ), nascia a Esquadrilha da Fumaça, o segundo mais antigo time de demonstrações aéreas do mundo! Na sua primeira fase, voando as aeronaves North American T-6 e Fouga Magister, a Esquadrilha da Fumaça encantou multidões dentro e fora do Brasil, além de forjar alguns mitos como o Coronel Braga.
Nas páginas da história do Brasil - Passei um carnaval fora do Brasil
DOC - BRA - 2023 - 28 min - direção de Marcelo Gazzaneu
Premiado com o Apollo Historiador no Festival Militum 2023

Este documentário visa apresentar as canções que os pracinhas compuseram durante as batalhas na campanha travada na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. A progressão da narrativa apresenta a trajetória da Força Expedicionária Brasileira ao longo de sua participação, apresentando as músicas compostas e que corroboram com o contexto histórico vivido. As músicas são interpretadas por cantores atuais, fazendo, com isso, uma bela homenagem aos cantores e compositores originais da época.
XXXII Encontro Nacional de Veteranos da FEB
DOC - BRA - 2022 - 18 min - direção de Guilherme Borges
Premiado com o Apollo Febiano no Festival Militum 2023

Documentário gravado no XXXII Encontro Nacional de Veteranos da FEB que ocorreu em Porto Alegre/RS de 21 a 24 de novembro de 2022.
Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, Guarujá-SP
DOC - BRA - 2022 - 03 min - direção de Élcio Secomandi
Premiado com o Apollo de Melhor Animação no Festival Militum 2023

Mini documentário destacando a Fortaleza de Santa Amaro da Barra Grande, na cidade de Guarujá, parte do maior conjunto arquitetônico-mililtar colonial do Estado de São Paulo, postulante em um "conjunto de bens seriados" (19 fortificações coloniais), indicado ao Patrimônio Mundial / UNESCO (Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Vídeo produzido em 2022, nas comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.
Forte de São João, Bertioga-SP
DOC - BRA - 2022 - 02 min - direção de Élcio Secomandi
Selecionado no Festival Militum 2023

Mini documentário destacando o Forte de São João, na cidade de Bertioga, primeiro forte real do Brasil (construído em 25/06/1551), parte do maior conjunto arquitetônico-mililtar colonial do Estado de São Paulo, postulante em um "conjunto de bens seriados" (19 fortificações coloniais), indicado ao Patrimônio Mundial / UNESCO (Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Do Forte de São João partiu a esquadra de Estácio de Sá para fundar a Cidade do Rio de Janeiro (01/03/1565) e dar início à construção da Fortaleza de São João, na Urca, Rio de Janeiro-RJ.
Sistema Defensivo do Porto de Santos
DOC - BRA - 2022 - 04 min - direção de Élcio Secomandi
Selecionado no Festival Militum 2023

Essa linha do tempo do Sistema Defensivo do Porto de Santos, apresentada neste pequeno vídeo experimental faz parte do projeto EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: Fortes, fortalezas e integração nacional, que destina-se a promover um debate aberto sobre o sistema defensivo, por meio de uma visão minimalista, e realçar a importância da preservação de um conjunto de fortificações coloniais que, ainda hoje, sobrevive ao longo passar dos séculos, mesmo expondo-se às intempéries e, por vezes, ao terrível abandono. Com alguns amigos, dronistas esportivos, realizamos um passeio virtual sobre o sistema defensivo em posições fixas (coloniais, desativados) e republicanas (unidades operacionais do Exército Brasileiro).
bottom of page