top of page
Festival Militum

MILITUM 2023

V FESTIVAL DE CINEMA DE HISTÓRIA MILITAR

Em sua quinta edição, no ano de 2023, o MILITUM - Festival de Cinema de História Militar recebeu a inscrição de 24 filmes, sendo 17 documentários, 06 ficções e 01 animação, provenientes de 08 estados do Brasil (DF, MG, PE, PR, RJ, RS, SC SP), abrangendo quatro regiões nacionais, e mais uma parceria internacional com a Suécia, totalizando mais de oito horas de material audiovisual.

Os filmes, produzidos entre 2002 e 2023, trouxeram como tema a Segunda Guerra Mundial e a Força Expedicionária Brasileira na Itália, além de memórias de seus veteranos, a história da Aviação Naval na Marinha do Brasil, a história da Esquadrilha da Fumaça, narrativas regionais sobre a Revolução de 1932, a recepção dos caças Gripen pela Força Aérea Brasileira, o processo de formação de oficiais no Exército Brasileiro, a especialização do combatente terrestre no ambiente da caatinga, a participação de militares do Brasil em Missões de Paz da ONU, a atuação diplomática do Navio Veleiro Cisne Branco e os fortes e fortalezas históricos que atuaram na defesa da Baía de Santos-SP.

De todo esse valioso material, a Comissão Organizadora selecionou 15 obras para serem exibidas ao público durante os três dias do Festival, concorrendo às premiações concedidas pelo Júri Popular e pelo Júri Oficial, que entregaram aos melhores filmes das diversas categorias o troféu Apollo.

O Festival Militum foi idealizado e é dirigido pelo cineasta Daniel Mata Roque. O evento é organizado pela Pátria Filmes, em parceria com o Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), a Academia de História Militar Terrestre do Brasil - Seção Rio de Janeiro (AHIMTB-RIO), a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira - Direção Central (ANVFEB) e a Sociedade Amigos da Marinha - Rio de Janeiro (SOAMAR-RIO). Tem ainda o apoio do Clube Militar, do Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro (CVMARJ), do Portal FEB e do CH Grupo.

PROGRAMAÇÃO

FILMES SELECIONADOS

60 Anos do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral - No Ar, os Homens do Mar (DOC - BRA - 25' - 2021), de Marcelo de Paula

Quem poderia imaginar que depois de Santos Dumont, no Brasil, pilotos da Aviação Naval foram os primeiros profissionais a pilotar aviões e helicópteros. Quem poderia imaginar que os homens do mar estão no ar há mais tempo do que a Força Aérea Brasileira! Depois do 14 Bis, nossos primeiros aviões eram hidroaviões e daí ocorreu o avanço da Aviação Naval. De hidroaviões Curtis a modernos Caças, passando pelos esquadrões de helicópteros, o filme sobre os 60 Anos do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral da Marinha é um capítulo da história dos 105 anos de evolução da Aviação Naval! No ar, os homens do mar!

A morte do Frei Orlando (DOC - BRA - 11' - 2013), de Cláudio Skora Rosty

Entrevista com o veterano da FEB Tenente Gilberto Torres Ruas, motorista do Frei Orlando na ocasião de seu acidente fatal, em 20/02/1945, véspera da Tomada de Monte Castello (Itália), na Segunda Guerra Mundial.

Colaboração Real - conjunto de 05 episódios (DOC - BRA/SWE - 14' - 2022), de Assessoria Saab Brasil

Essa é a quarta temporada da websérie Colaboração Real, produzida pela Saab Brasil. Enquanto as três primeiras temporadas mostraram o processo de transferência de tecnologia e o envolvimento da Indústria Nacional de Defesa no programa, agora o foco passa a ser a Força Aérea Brasileira e os preparativos para o início das operações do novo caça. Os episódios mostram a campanha de ensaios em voo, em coordenação com a FAB e a Embraer, o treinamento dos pilotos da FAB na Suécia e como esse conhecimento será disseminado no Brasil, além do papel nas diferentes instituições da FAB no projeto.

Famiglia (FIC - BRA - 8' - 2019), de Mario Paiva

Uma família de camponeses italianos sentem na pele a angústia, o medo e o terror da guerra que se aproxima. Graças aos heroicos soldados da FEB, todos os anseios foram substituídos por gratidão.

Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, Guarujá-SP (DOC - BRA - 3' - 2022), de Élcio Secomandi

Mini documentário destacando a Fortaleza de Santa Amaro da Barra Grande, na cidade de Guarujá, parte do maior conjunto arquitetônico-mililtar colonial do Estado de São Paulo, postulante em um "conjunto de bens seriados" (19 fortificações coloniais), indicado ao Patrimônio Mundial / UNESCO (Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Vídeo produzido em 2022, nas comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.

Forte de São João, Bertioga-SP (DOC - BRA - 2' - 2022), de Élcio Secomandi

Mini documentário destacando o Forte de São João, na cidade de Bertioga, primeiro forte real do Brasil (construído em 25/06/1551), parte do maior conjunto arquitetônico-mililtar colonial do Estado de São Paulo, postulante em um "conjunto de bens seriados" (19 fortificações coloniais), indicado ao Patrimônio Mundial / UNESCO (Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Do Forte de São João partiu a esquadra de Estácio de Sá para fundar a Cidade do Rio de Janeiro (01/03/1565) e dar início à construção da Fortaleza de São João, na Urca, Rio de Janeiro-RJ.

Fumaça 70 anos - Ep. 2 (DOC - BRA - 28' - 2022), de João Paulo Moralez e Victor Bilbao

Em 14 de maio de 1952, no Campo dos Afonsos (RJ), nascia a Esquadrilha da Fumaça, o segundo mais antigo time de demonstrações aéreas do mundo! Na sua primeira fase, voando as aeronaves North American T-6 e Fouga Magister, a Esquadrilha da Fumaça encantou multidões dentro e fora do Brasil, além de forjar alguns mitos como o Coronel Braga.

Nas páginas da história do Brasil - Passei um carnaval fora do Brasil (DOC - BRA - 28' - 2023), de Marcelo Gazzaneu

Este documentário visa apresentar as canções que os pracinhas compuseram durante as batalhas na campanha travada na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. A progressão da narrativa apresenta a trajetória da Força Expedicionária Brasileira ao longo de sua participação, apresentando as músicas compostas e que corroboram com o contexto histórico vivido. As músicas são interpretadas por cantores atuais, fazendo, com isso, uma bela homenagem aos cantores e compositores originais da época.

Navio Veleiro Cisne Branco - Uma Embaixada Flutuante (DOC - BRA - 60' - 2002), de Marcelo de Paula

A convite da Marinha do Brasil, os profissionais da Código Solar são os primeiros civis a permanecerem embarcados por três meses num navio militar. Para a produção de imagens do filme Navio Veleiro Cisne Branco - Uma Embaixada Flutuante e do livro de arte Cisne Branco – Uma Ode Marítima, o diretor Marcelo de Paula e a produtora Carla Mendes, cumpriram uma comissão de 61 dias de mar, num total de 17.314,52 km (10.352,2 milhas náuticas) de percurso nas travessias oceânicas da Regata Internacional America’s Sail. Com a rota dos portos de Maceió (AL), Curaçao, Jamaica, Saint Petersburg, Mobílie e Norfolk (EUA), Martinica e Fortaleza (CE). A construção do Cisne Branco, o dia-a-dia a bordo, o trabalho desenvolvido por oficiais e marinheiros, tradições navais, exercícios de segurança, o funcionamento do Navio, suas missões de instrução e representação e sua beleza e imponência nas travessias a vela são as cenas selecionadas nos 60 minutos de filme. Embora com apenas Marcelo e Carla como profissionais de cinema, o documentário é uma grande produção. Do Comandante ao marinheiro, toda a tripulação do Cisne Branco deu suporte técnico aos sets de filmagem. Nos primeiros dias de expedição foi elaborado um cronograma de filmagem, com hora e equipe de trabalho. E, em determinados dias, o Navio chegou a mudar de rota por algumas horas, para melhorar a luz da fotografia do filme.

São Paulo em Guerra: 9 de Julho de 1932 (DOC - BRA - 61' - 2017), de Waldir Bronson
Durante os eventos que marcaram a história do estado de São Paulo e do Brasil: a Revolução de 1932 é o tema deste Documentário que conta com participação de historiadores e uma testemunha ocular que esteve presente nas trincheiras paulistas.

Sistema Defensivo do Porto de Santos (DOC - BRA - 4' - 2022), de Élcio Secomandi

Essa linha do tempo do Sistema Defensivo do Porto de Santos, apresentada neste pequeno vídeo experimental faz parte do projeto EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: Fortes, fortalezas e integração nacional, que destina-se a promover um debate aberto sobre o sistema defensivo, por meio de uma visão minimalista, e realçar a importância da preservação de um conjunto de fortificações coloniais que, ainda hoje, sobrevive ao longo passar dos séculos, mesmo expondo-se às intempéries e, por vezes, ao terrível abandono. Com alguns amigos, dronistas esportivos, realizamos um passeio virtual sobre o sistema defensivo em posições fixas (coloniais, desativados) e republicanas (unidades operacionais do Exército Brasileiro).

Soldados de Caxias - Guerreiros da Caatinga (DOC - BRA - 26' - 2022), de Enio Puello

A importância estratégica da região nordeste na defesa do país. As diversas batalhas contra os invasores estrangeiros, que culminaram na expulsão dos holandeses, nas Batalhas de Guararapes, onde se dá o mito da criação do Exército Brasileiro e do conceito de pátria. O documentário explora também a formação dos guerreiros de caatinga, que são preparados para sobreviver e combater em condições extremas do clima árido do sertão nordestino.

Soldados de Caxias - Missões de Paz (DOC - BRA - 29' - 2022), de Bárbara Carvalho

Conheça o Brazilian Way of Peacekeeping, o jeito brasileiro de manter a paz e como as tropas do Brasil tem atuado nas missões de paz em todo o mundo, desde a criação das nações unidas. Também vamos saber como é a formação de militares e civis no CCOPAB, o Centro Conjunto de Operações de Paz no Brasil, que leva o nome do diplomata Sérgio Vieira de Mello.

Soldados de Caxias - O Oficial (DOC - BRA - 32' - 2022), de Enio Puello
No primeiro episódio da série Soldados de Caxias, apresentaremos as formas de ingresso e como é o processo de formação dos Oficiais do Exército Brasileiro, além de conhecer a história da criação e construção da Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN.

XXXII Encontro Nacional de Veteranos da FEB (DOC - BRA - 18' - 2022), de Guilherme Borges

Documentário gravado no XXXII Encontro Nacional de Veteranos da FEB que ocorreu em Porto Alegre/RS de 21 a 24 de novembro de 2022.

FILMES PREMIADOS

Para agraciar os melhores filmes do Festival, criamos como prêmio o troféu Apollo, homenagem ao Tenente Apollo Miguel Rezk (1918 – 1999), veterano da Força Expedicionária Brasileira, herói da Segunda Guerra Mundial em Monte Castello e La Serra. Reformado no posto de Major, Apollo recebeu todas as medalhas da FEB e foi o único integrante da Força a receber a medalha militar americana Distinguished Service Cross, por seus atos de bravura extrema no combate ao inimigo nazista.

O Festival Militum 2023 concedeu os seguintes troféus:

APOLLO DE MELHOR ROTEIRO

Soldados de Caxias - O Oficial (DOC - BRA - 32' - 2022), de Enio Puello

APOLLO DE MELHOR FOTOGRAFIA

Colaboração Real - conjunto de 05 episódios (DOC - BRA/SWE - 14' - 2022), de Assessoria Saab Brasil

APOLLO DE MELHOR MONTAGEM

Fumaça 70 anos - Ep. 2 (DOC - BRA - 28' - 2022), de João Paulo Moralez e Victor Bilbao

APOLLO DE MELHOR DIREÇÃO

Fumaça 70 anos - Ep. 2 (DOC - BRA - 28' - 2022), de João Paulo Moralez e Victor Bilbao

APOLLO FEBIANO, ao melhor filme com a temática do Brasil na Segunda Guerra Mundial

XXXII Encontro Nacional de Veteranos da FEB (DOC - BRA - 18' - 2022), de Guilherme Borges

APOLLO HISTORIADOR, ao filme que revelar assunto pouco abordado ou contribuição inovadora ao estudo da história militar no Brasil

Nas páginas da história do Brasil - Passei um carnaval fora do Brasil (DOC - BRA - 28' - 2023), de Marcelo Gazzaneu

APOLLO SOAMARINO, ao filme que melhor representar a atuação histórica da Marinha do Brasil. Este prêmio é concedido pela Sociedade Amigos da Marinha do Rio de Janeiro, instituição parceira do Festival Militum.

Navio Veleiro Cisne Branco - Uma Embaixada Flutuante (DOC - BRA - 60' - 2002), de Marcelo de Paula

APOLLO FEMININO, ao melhor filme que destaque a participação feminina na história militar brasileira

Soldados de Caxias - Missões de Paz (DOC - BRA - 29' - 2022), de Bárbara Carvalho

APOLLO DE MELHOR ANIMAÇÃO

Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, Guarujá-SP (DOC - BRA - 3' - 2022), de Élcio Secomandi

APOLLO DE MELHOR DOCUMENTÁRIO

60 Anos do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral - No Ar, os Homens do Mar (DOC - BRA - 25' - 2021), de Marcelo de Paula

APOLLO DE MELHOR FICÇÃO

Famiglia (FIC - BRA - 8' - 2019), de Mario Paiva

APOLLO DE MELHOR FILME PELO JÚRI POPULAR

A morte do Frei Orlando (DOC - BRA - 11' - 2013), de Cláudio Skora Rosty

APOLLO ESPECIAL SESQUICENTENÁRIO DE SANTOS=DUMONT, ao melhor filme que aborde vida e obra de Alberto Santos=Dumont, Pai da Aviação (cujos cento e cinquenta anos de nascimento celebramos em 2023), bem como a subsequente conquista do ar e do espaço e a evolução dos meios aéreos. Esse prêmio é concedido pelo IGHMB, através de sua Comissão Organizadora dos Eventos Comemorativos ao Nascimento do Marechal do Ar Alberto Santos=Dumont.

Colaboração Real - conjunto de 05 episódios (DOC - BRA/SWE - 14' - 2022), de Assessoria Saab Brasil

JÚRI OFICIAL

Alberto Gomes Filho, historiador aeronáutico, pesquisador associado do CEPHiMEx, associado do IGHMB (dir. Com. Acadêmica)

Almerinda Moreira, enfermeira, professora titular (aposentada) da UNIRIO, acadêmica da ABRADHENF

Bruno Cerqueira, advogado e historiador, indigenista da FUNAI, associado do IGHMB, presidente do Inst. Cultural D. Isabel I (IDII)

Carlos Daróz, doutor em história, autor e professor, pesquisador do CEPHiMEx, associado emérito do IGHMB (dir. Revista IGHMB)

Fábio Quirino, CMG (RM1-T) da Marinha do Brasil, ass. Relações Institucionais da DPHDM, Apollo de Melhor Filme Júri Popular 2022

Fernando Porto, enfermeiro e historiador, doutor com pós-doc na USP, docente universitário, coordenador do PPGENFBIO-UNIRIO

Fernando Rodrigues, doutor em História Política, professor titular do PPGH-UNIVERSO, diretor nacional da Rede HERMES

Gastão Coimbra, cineasta, mestre, diretor de "Homens da Pátria" (Apollo de Melhor Ficção e Melhor Montagem no Militum 2018)

Leila Queiroz, secretária executiva, vice-presidente da ANVFEB - Salvador-BA

Marcelo Etiene Nunes, pesquisador de História Militar, designer sênior, fotógrafo, associado colaborador do IGHMB

Marco de Cardoso, professor, jornalista, publicitário e pesquisador associado do CEPHiMEx

Margarida Bernardes, professora da Escola Superior de Guerra, doutora em Enfermagem, associada do IGHMB

Patrícia Ajus, Capitão de Mar e Guerra (RM1-T) da Marinha do Brasil, chefe da Divisão de Memória Institucional e Biblioteca da ESG

Rafael Natal, Coronel (Vet) Inf Aer FAB, associado da AHIMTB-RIO e do IGHMB (dir. 2º Secretário)

Ricardo Monteiro, Capitão de Longo Curso da Marinha Mercante, colunista do Portal da Navegação

Rosimar Alves, pedagoga, aposentada da SEDUC/MA e da antiga Fundação Roquette Pinto, presidente da ANVFEB - São Luís-MA

Ruyter Curvello Duarte, cineasta, diretor e roteirista, ganhador de 3 prêmios Apollo (Feminino 2017 e 2018, Melhor Montagem 2019)

Convite e Programa - Festival Militum 2023.jpg
bottom of page